sexta-feira, 13 de junho de 2008

La Belle Époque


"A Belle Époque foi considerada uma era de ouro da beleza, inovação e paz entre a França e seus vizinhos europeus. Novas invenções tornavam a vida mais fácil em todos os níveis sociais, e a cena cultural estava em efervescência: cabarés, o cancan, e o cinema haviam nascido, e a arte tomava novas formas com o Impressionismo e a Art Nouveau. A arte e a arquitetura inspiradas no estilo dessa era, em outras nações, são chamadas algumas vezes de estilo 'Belle Époque'. "
FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Belle_Époque

Nada mais justo que iniciar esse blog novo falando um pouco sobre o novo estilo de vida trago por volta do século XIX, o Século da Criança, que assistiu a grandes transformações culturais e tecnológicas, logo, transformações na nova forma de agir e pensar nessa França que assistiu o surgimento do telégrafo, do cinema, da bicicleta, do automóvel, da televisão e da Art Nouveau

No Brasil, o clima intelectual vinculado a França teve como palco a Proclamação da República e a realização da Semana de Arte Moderna em 22.

Mais do que a ascenção de militares, o florecimento da arte, a aparição das ideologias de Direita e Esquerda, a Belle Epoque foi um estado de espírito manifestado por um povo, de determinada região que assim como todos nós buscavam o conhecimento, a arte e a felicidade.

2 comentários:

Espaço do João disse...

Curiosidade.
Em Portugal, após 48 anos de ditadura, pensei que enfim dias melhores iriam surgir.
Sempre fui do contra, e não sei porquê eis-me novamente contraruiado contra tudo o que me rodei. Ganhei a liberdade de expressão, actualmente estou a perder exponencialmente o poger económico. Já quase não consigo viver. Percorri os quatro cantos do mundo , realizei alguns dos meus sonhos, sofri na carne as agruras, os desgostos , as alegrias e, agora as tristezas. Há mundo cruel!!! Porque fazes sofrer quem tanto lutou para que tivesse uns dias de descanço sem que a nostalgia me invadisse? Para quê tanto esforço? Para quê tanta correria? Para quê tanto navegar e voar por este mundo se a recompensa que tive, foi-se? Que resta de mim,senão um trapo velho que envergo sobre meus ombros? Vale a pena desbaratar as nossas forças para que outros que nada fazem ficarem com as glórias? Não, não lutarei mais. Sei que me chamarão de cobarde, mas pouco me importa se estou bem com a minha consciência.
Volte sempre, pelo menos terei alguém que me ouvirá.

Espaço do João disse...

Rectifico:-Onde se lê contraruiado ,rodei,poger deve ler-se , contrariado , rodeia e,poder.

 
© 2007 Template feito por Templates para Você